terça-feira, 6 de abril de 2010

Comunidade Hare Krishna Nova Gokula

Nova Gokula é uma comunidade Hare Krishna localizada em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Tive o prazer de visita-los no final do ano passado, não só para fotografá-los como também para aprender um pouco mais sobre a sua cultura.
Na comunidade. fundada em uma fazenda em 1978,  todo mundo acorda cedo; o rimeiro ritual começa às 4:30 da manhã. Acordamos ao som de algo que parecia uma trombeta, que convocava a todos para a cerinônia. Ao chegar ao Templo, fiquei espantada ao encontrar todas as vacas da fazenda deitadas por ali, ao redor, dormindo ou calmamente observando a silenciosa movimentação.
Lá todos têm o seu ofício; há costureira, ourives, cozinheiras, massagista, professores, enfim, uma comunidade independente e auto-sustentavel. A comida, vegetariana é claro, é deliciosa e o que mais me fascinou foram as coxinhas de jaca. Isso mesmo, JACA. Se eu fosse Hemingway, me atreveria a descrever o sabor, mas como não é o caso, digo apenas que são deliciosas....e salgadas...hehehe...
É possível se hospedar na pousada ou em diversas casas e chalés espalhados por lá. Há um Spa Ayurvédico que oferece terapias e massagens. Experimentei  a massagem ABHYANGA, que é aplicada no corpo todo com um óleo específico para o  meu dosha. (a milenar medicina ayurvédica divide as pessoas em três grupos, de acordo com suas características físicas e psicológicas). Nem preciso dizer que saí em estado de graça. Relaxada mas ao mesno tempo cheia de energia. Sensação diferente foi aquela. Normalmente ou estou relaxada OU cheia de energia. Mistérios...
Bem, para finalizar um agradecimento especial a Sri Lalita, que tão bem nos guiou e nos apresentou a todas as pessoas.
Abaixo a seleção dos retratos:



























4 comentários:

  1. Su, ainda bem que não estou grávida, porque já fiquei morta de vontade de experimentar essa coxinha de jaca... ainda bem que tambpem não sou Hemingway, senão iria descrevê-las como leves penosas voadoras pegajosas, hehehe
    voce tem a receita? eu tenho um pé de jaca!
    :)
    adorei as fotos, que olhar 3D hein!
    beijo, Thaís

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thais!!
    Olha, a única coisa que eu tenho certeza que vai é curry, muuuuito. Eles fazem com os gomos da jaca ainda verde e refogam como se fosse um frango. Da próxima vez que eu for eu te trago algumas. Eles vendem pronta, congeladas.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog! Será que você poderia me conseguir o telefone de la?
    Meu nome é Bruma e meu e-mail é siqueiramar.siqueiramar@gmail.com
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruma



    Obrigada pelo elogio e por seguir o blog!
    Não tenho o fone de lá, mas tenho o contato de Sri Lalita, que foi com quem eu conversei para poder ir até lá.

    segue abaixo:

    lalitadd@gmail.com

    Espero que consiga falar com ela.
    Abraço!!

    ResponderExcluir