quarta-feira, 12 de maio de 2010

Às vezes o que eu vejo muita gente também vê

Ontem foi um dia muito importante na minha vida. Começei curso básico de fotografia criativa, com ênfase em processos de revelação e ampliação em preto e branco, ministrado pela Vera Albuquerque no museu Lasar Segall.
Quem me conhece bem sabe há quanto tempo eu procuro esse curso. Sei que no Sesc Pompeia acontece de tempos em tempos, mas é concorridíssimo. E só...não encontrei em nenhum outro lugar.
O que estavamos comentano na aula ontem é que para o fotógrafo iniciante existe essa lacuna. Ja iniciamos o estudo da fotografia na "era" digital com no máximo uma pincelada sobre os primeiros processos de captação e fixação da imagem. Isso no meu caso, que faço o curso técnico no Senac. Mas tenho informações de que no curso superior, da mesma instituição, o laboratório de revelação será desativado no final deste ano, dando lugar a mais computadores.
Acredito que o conhecimento de todas as técnicas básicas é fundamental na formação de qualquer fotógrafo sério. Não só pela questão cultural mas também técnica. Acredito que esse conhecimento é fundamental para  a completa compreensão das câmeras digitas e também dos processos de tratamento digital da imagem. E esse conhecimento deve ser sobretudo, prático.
 É bem simples: quem dirige melhor? Quem aprendeu a dirigir em um carro antigo, com câmbio manual, ou quem aprendeu direto em um modelo automático?
Existe e creio que sempre vai existir uma tendência à desvalorização do "velho". Acontece com carros, com  discos de vinil, com livros, com gente, com tudo. Até que as pessoas começam a se dar conta de que o fato de existirem novas tecnologias não quer dizer que o que veio antes não presta mais. A tecnologia complementa, não exclui. Não deveria ao menos. Então começa uma onda de gente voltando pra trás, questionando, querendo aprender, apreciando, valorizando...e é ai que a coisa começa a ficar interessante.
Bem, vou criar essa seção especial para ir documentando meu aprendizado.
Começo postando minha primeira fotografia pin hole, feita no Pin Hole Day no ano passado.
E também uma frase da Vera de ontem:

" O fotógrafo é aquele que vê o que os outros não vêem."











terça-feira, 11 de maio de 2010

Mulheres

Tenho feito alguns ensaios sensuais e descobri que é um trabalho que me agrada muito. Na verdade me sinto gratificada ao ver o resultado final, sempre surpreendente. A mulher comum (digo comum por não ser modelo) pode e deve abusar de sua sensualidade. A roupa certa, os ângulos favoráveis e uma boa dose de descontração produzem um resultado natural e expressivo.
Compartilho aqui algumas fotos dessas mulheres. Não posso publicar as mais ousadas para que a privacidade seja respeitada, mas digo que todas estão lindas. Seja para presentear a alguém ou a si mesma, eu recomendo um ensaio sensual para uma dose extra de auto-estima. Faz milagres.



















domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães

Feliz dia das mães para todas!



















quarta-feira, 5 de maio de 2010

Julyana

Juju tem 11 anos. Uma linda florzinha que desabrocha.
Tive que tomar cuidado para que ela não aparentasse muito mais idade. Ficou com  cara de mulherão em algumas fotos e era isso exatamente o que eu não queria. Gosto de criança com cara de criança...bem, nos dias de hoje ela é uma mocinha. Na minha época aos 11 anos eu era ainda criança. As coisas mudam...












No mundo da lua

Fotografar as crianças é sempre divertido. A verdade é que elas sempre saem lindas nas fotos, então meu desafio é sair do lugar comum, daquelas fotos já conhecidas, posadas com a família e também com os amiguinhos. Sempre fico prestando atenção naquela criança que escapa da multidão, normalmente mais introspectiva; acaba me rendendo retratos interessantes, como a primeira foto do post.
Gosto muito também de fotografar a criança distraída, brincando. O retrato fica com um ar bem natural, consigo a expressão pura, sem trejeitos, que são tão naturais em qualquer criança quando olha para a lente de uma câmera. Faço isso também porque o tamanho da câmera intimida às vezes e eu não gosto de ficar o tempo todo pedindo a atenção. Então deixo eles brincarem à vontade e vou fazendo meu trabalho o mais discretamente possível. Ja com os maiorzinhos não há esse problema; eles adoram posar.
Fotografar os pequenos requer muita disposição porque eles têm muita energia, princialmente de 2 a 5 anos. Então água e roupas confortáveis são impressindíveis. Certa vez tive que entrar dentro daquele brinquedo que é um túnel, escorregar e cair na piscina de bolinhas....repetidas vezes....Digamos que essa criança era um tanto quanto inquieta. Mas tudo bem, as fotos ficaram ótimas.